domingo, 20 de maio de 2018

Tutorial #1: Colocando cabeças com encaixe Hot Toys em corpos Soldier Story

Atendendo a pedidos e tendo em vista a grande quantidade de novos adeptos ao modelismo e colecionismo em escala 1/6, à partir de hoje estarei também publicando breves tutoriais e dicas sobre como resolver problemas simples durante a montagem das figuras mas que são frequentes no hobby e muitos tem certa dificuldade para resolver.
Um dos maiores problemas é a compatibilidade de partes dos corpos com os diversos fabricantes.
No tutorial de hoje será mostrado como colocar cabeças com padrão de encaixe Hot Toys em corpos Soldier Story.
Alguns já descobriram que as bolas da ponta dos pinos de encaixe das cabeças de corpos da Soldier Story possui diâmetro menor que os das bolas dos pinos de corpos de fabricantes que utilizam o padrão Hot Toys (como os Damtoys, por exemplo). Isso acaba complicando o encaixe de cabeças de um fabricante para o outro.
Abaixo temos um corpo Soldier Story S2 (à esquerda) e um da Damtoys (à direita). Reparem na diferença do diâmetro dos pinos:

 

Felizmente a solução é bem simples e consiste num calço para o pino, podendo ser feito de várias formas.
Nas minhas figuras costumo utilizar os dois métodos abaixo:

-Método 1, com fita crepe: recorte e enrole um pedaço de fita crepe no pino:



-Método 2, com tira de EVA. O inconveniente da fita crepe é que deixa marcas de cola da fita no pino e com o método da tira de EVA não existe esse problema. Nesse método recorte um pedaço de 1 X 6 cm de folha de EVA de 1mm de espessura (encontrado em qualquer papelaria), enrole no pino e fixe com fita adesiva.




Os dois métodos permitem um encaixe firme, que não danifica a cabeça e permite mudanças de pose. Abaixo usei uma cabeça original Hot Toys para demostração:








Podem também ser utilizados como calço espuma, tiras de papel, pedaços de tecido, fita isolante, pedaços de sacos plásticos, etc.